Colares com fitas: profundamente femininos

by colares on May 25, 2012


colar artesanal feminino com fitas

A moda dá voltas e mais voltas e retorna a muitos estilos já consagrados. Em um destes últimos “retornos”, a passagem foi sobre os estilos barroco, rococó e vitoriano, e de lá saíram acessórios muito femininos: brocados, rendas, fitas, pérolas, brilhos, todos estes elementos têm sido utilizados fartamente sobre roupas, mas, principalmente, em bijuterias e joias. A “revisão” que se faz atualmente tem a ver com a tendência de  uma mulher mais delicada. É também consequência do intenso bombardeio de tecnologia pelo qual temos passado: quanto mais sofisticada, maior a vontade de todos de se resguardarem no que é antigo, conhecido, seguro, mas também esteticamente belo, reconhecidamente tradicional e valorizado.

colar artesanal de fita preta

Publicidade - LAMG

Este “revival” também evoca o artesanal, e muitos são os colares, pulseiras e outros adornos feitos com passamanarias, fios e, principalmente, fitas. Não que o ouro, a prata ou as pedras tenham se tornado menos cobiçadas, mas, no dia a dia, o que é feito com as mãos vem sendo mais utilizado. Entre semijoias e uma peça fina de artesanato, este último vem sendo preferido por estampar um trabalho genuíno e cada vez mais raro. Sejam feitos de crochê, de fuxico, trançados, enrolados ou simplesmente utilizados como suporte para pingentes de diversos tipos, este tipo de peça é geralmente complementada por um singelo laço, que nada mais é do que mais feminilidade à vista. E qual a mulher que não quer destacar suas características num mundo tão duro de se viver?

modelo colar feminina de fita lanvin

Colares feitos com fitas vão bem sobre um fundo que os destaque: nada de babados, recortes ou detalhes na roupa que os disfarcem ou tirem sua graça. Afinal de contas, basta um item para destacar você, que não quer ficar “over”. Eles vão bem sobre blusas retas ou vestidos com decote apropriado para que se acomodem em seu colo com graciosidade. Ficam ótimos combinados a uma roupa mais masculina (blusa e calça ou camisa e calça), e devem ter seus detalhes expostos. Em muitos colares o próprio destaque é feito em fita: flores, círculos ou a fartura de material é o chama a atenção. Portanto, falando em brincos, é melhor usar algo discreto para combinar. O importante no uso destas peças é mostrar o trabalho que se teve ao serem criados: além de fitas de cetim, encontra-se também colares de fitas de couro, camurça, faixas de tecido e até fitas retiradas de cassetes antigos. Tudo isso para mostrar que a delicadeza e as artes manuais também têm espaço garantido na vida moderna.

lanvin colares de fita

Previous:

Next:

Leave a Comment